-
Banho de sol e seus benefícios
-
Podemos curar diversas doenças naturalmente nos expondo ao sol alguns minutinhos por dia
- Por Rone Felipe
- 31/03/2023 03h44 - Atualizado há 1 ano
Já sabemos que a exposição prolongada ao sol pode causar inúmeros danos à saúde, como o câncer de pele, por exemplo; mas sabia que em quantidade moderada, os raios solares são essenciais para o equilíbrio do nosso corpo e bem-estar geral?
Podemos curar diversas doenças naturalmente nos expondo ao sol alguns minutinhos por dia. Os raios solares ajudam na regulação de melatonina no corpo humano, que se faz necessária para manter o ciclo circadiano.
A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro e regula o ciclo sono-vigília. No entanto, a produção desse hormônio é afetada pela intensidade da luz solar, aumenta à noite e diminui durante o dia.
A exposição ao sol, portanto, ajuda a manter os níveis hormonais sob controle e pode ajudar a evitar e tratar doenças
.
Descobriu-se que a pouca exposição ao sol auxilia no desenvolvimento de distúrbios psicológicos e físicos. Além de provocar a deficiência de vitamina D, causando sérios prejuízos a saúde.
Ah, e obviamente quando nos referimos a banho de sol, não estamos falando em tostar a pele, e sim, a se expor alguns minutinhos ao sol. Ter cuidado é importante!
1. Auxilia na redução da pressão arterial
Pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade de Edimburgo mostraram que um composto chamado óxido nítrico, é liberado nos vasos sanguíneos assim que a pele é atingida por raios solares. Esse composto ajuda a reduzir a pressão arterial.
2. Bom para os ossos
A vitamina D é eficaz em auxiliar na absorção do cálcio e do fósforo pelos ossos, fortalecendo-os. Verificou-se que a exposição ao sol também se correlaciona diretamente com a densidade óssea e a vitamina D3.
Níveis elevados de vitamina D3 no sangue, correlaciona-se com um risco menor de fraturas. Por outro lado, níveis mais baixos de vitamina D3 no sangue estão relacionadas a taxas mais altas de fraturas.
3. Ajuda no combate da depressão
A falta de luz solar pode causar uma condição chamada Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), uma forma de depressão muito comum nos meses de inverno e entre pessoas que trabalham longas horas em escritórios fechados.
Quando estamos expostos ao sol, os níveis de antidepressivos naturais no cérebro aumentam, podendo aliviar algumas formas de depressão mais leve. O cérebro produz mais serotonina (considerado o “hormônio da felicidade”) em dias ensolarados.
4. Auxilia na recuperação de algumas doenças de pele
O banho de sol ajuda na cura de acne, psoríase, eczema, icterícia e algumas outras infecções fúngicas da pele. Alguns estudos têm demonstrado que a luz solar ajuda no processo de regeneração da pele a ajudam a controlar a psoríase.
Mas qual a forma correta de tomar o banho de sol?
Ao contrário do que é recomendado pelas autoridades de saúde de muitos países, pesquisas indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h00 e 13h00, a fim de estimular de forma mais eficaz a produção de vitamina D pelo organismo, com risco mínimo de malignidade da pele, carcinoma.
Recomenda-se que os banhos de sol diários durem aproximadamente de 3 a 15 minutos em pessoas de pele clara e de 15 a 30 minutos para pessoas de pele escura, e sejam feitos com 40% da pele do corpo exposta.
Procure um médico para uma melhor avaliação e conduta.